Lúpus

Lúpus

domingo, 12 de janeiro de 2014

Doenças Crônicas

Associação entre dieta e doenças crônicas em estudo com adventistas do sétimo dia

A pesquisa avaliou 34.198 adventistas durante 6 anos, sendo 49,2% onívoros, 29,5% vegetarianos e 21,2% semi-vegetarianos, e avaliou as relações da dieta de cada grupo com doenças, em especial câncer e infarto do miocárdio, e mortalidade geral.
O risco de infarto do miocárdio fatal em homens relacionou-se significantemente com o consumo de carne. Contudo, esta associação não foi relevante em mulheres. O alimento da dieta mais relacionado com a redução do risco de infarto do miocárdio em geral foi as nozes. Em segundo lugar na prevenção dessa doença cardíaca, veio o pão integral. Os cânceres de próstata e de colo foram significantemente mais comuns nos adventistas onívoros. O risco de câncer de próstata foi 54% maior nos onívoros, enquanto o câncer de colo apresentou risco de incidência 88% maior nos onívoros em comparação com os adventistas vegetarianos. Associações dos diferentes tipos de dieta com a incidência de câncer de mama não foram estatisticamente significantes. Além disso, o consumo de frutas foi relacionado inversamente ao câncer de pulmão nessa população adventista, em sua maioria não fumante.
Em resumo, os dados sugeriram que fatores dietéticos tiveram influência na longevidade e no número de doenças crônicas. Foi verificado que os vegetarianos tiveram menores riscos de hipertensão, diabetes, artrite, câncer de colo e de próstata, infarto do miocárdio fatal em homens e mortalidade geral. Vegetarianos podem ter tido menores riscos de doenças devido à restrição da carne e/ ou maior consumo de frutas, legumes e nozes.
Alimentos de origem vegetal apresentam maior quantidade de fibra dietética, gorduras insaturadas, fitoesteróis e antioxidantes, como arscorbato e carotenóides, relacionados a menores níveis de colesterol e proteção contra câncer colorretal. Os alimentos de origem vegetal têm maior quantidade de colesterol e gorduras saturadas, muitas vezes associados a problemas cardiovasculares. Esses fatores de composição dos alimentos da dieta podem estar associados à prevenção ou ao maior risco de determinadas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário